Milho frito da Madeira

No mês passado fui de férias uma semaninha para a Madeira... AMEI. Fiquei hospedada no Funchal e é um lugar lindo, cheio de turistas é verdade, mas completamente apaixonante. Tanta beleza junta, em monumentos, casas, igrejas, flores... Acho que é um destino a visitar pelo menos uma vez na vida :)

Um acompanhamento muito típico é o milho frito, e de cada vez que víamos por exemplo atum com milho frito, sempre achámos que seriam os tradicionais bagos de milho, neste caso fritos... entrámos num restaurante, cada um pediu o prato e o empregado perguntou se queríamos milho frito como acompanhamento. Pedimos só um pouco para acompanhar e quando chegou UAU, vejam quão bom aspecto tem ^^



O que eles chamam de milho frito é afinal farinha de milho cozinhada com couve portuguesa cortada em juliana (caldo verde), tomilho (Segurelha), alho e banha.
Noutro restaurante a que fomos almoçar perguntámos como se fazia aquela iguaria pois no continente nunca tínhamos visto. A funcionária explicou-nos resumidamente como era, mas disse-nos que a farinha que compravam era pré-cozinhada e só havia na zona... bahhh --'. Chegados a Portugal Continente nem cheguei a pesquisar mais nada, mas coincidência das coincidências sigo o Chefe Tiger e passado algum tempo no meu feed de notícias do facebook aparece a receita de Espetadas de atum com milho frito :D Visitei na hora a receita e vendo que se poderia fazer com farinha de milho tradicional, que por sinal até tinha em casa, magiquei logo experimentar a receita.

Agora vou partilhar convosco a receita e o meu resultado... testado e aprovado *.*

Ingredientes:
1,5l de água
1 c. (sopa) de azeite
1 c. (sobremesa) de banha
50g de couve picada
Sal e tomilho q.b.
1 dente de alho
250g de farinha de milho

Confecção:
Numa panela coloque o azeite, a banha, o tomilho e pique um dente de alho, deixando refogar ligeiramente. 




De seguida e à parte, misture a farinha de milho com um pouco da água.




A restante água deverá juntar ao refogado e só depois adicione a mistura da farinha e água ao tacho. Envolva todo o preparado muito bem e tempere de sal a gosto. 





Posteriormente adicione a couve picada, misture e deixe cozinhar cozinhar em lume brando por 40mn, mexendo sempre para não pegar. 







Findo este tempo coloque o preparado num pirex e deixe arrefecer à temperatura ambiente




Depois de frio e se colocar no frigorífico com película aderente, este preparado dura bastante tempo. Embora seja comido desta forma também, como entrada, o mais comum é cortar aos quadrados e fritar, servindo de acompanhamento da refeição.







Bom apetite ;)



Comentários

Mensagens populares