Bolo de Cenoura com calda de chocolate

Comi este bolo pela primeira vez na Quinta da Atalaia aquando duma formação de monitora de campos de férias... UAU que delícia. É um bolo super guloso e embora a combinação possa parecer estranha a alguns, mal o provamos entranha-se logo e não conseguimos negar o contraste sumptuoso que resulta desta combinação de sabores.

Encontrei mais tarde uma receita do bolo num daqueles fascículos de receitas que a revista TV 7 dias publicava e oferecia semanalmente e tentei a minha sorte. O bolo ficou igual, super fofo, húmido e saboroso. Deixo-vos então a receita original, pois depois desta já tentei outra versão, que embora não tenha desgostado, não me pareceu tão bem conseguida.

Ingredientes:
Massa:
400g de cenouras
4 ovos
2 dl de óleo
400g de açúcar
300g de farinha
1 c. (sopa) de fermento

Cobertura:
100g de margarina
200g de açúcar
100g de chocolate em pó
1 dl de leite

Confecção:
Comece por ligar o forno a 180º e unte uma forma de 22 cm com manteiga e polvilhe com farinha.
Descasque as cenouras, corte-as em pedaços e triture-as no liquidificar ou processador de alimentos, juntamente com os ovos inteiros e o óleo.
Transfira o preparado anterior para um recipiente, envolva o açúcar e só depois a farinha e o fermento. Bata bem até ficar homogéneo e posteriormente verta a massa para a forma, levando ao forno pré-aquecido, cerca de 1h.

Depois de cozido o bolo e feito o teste do palito, comece a fazer a calda (eu nem sempre sigo este receita pois a calda fica mais líquida e eu gosto dela mais firme, pelo que por vezes faço a olho e junto os ingredientes em quantidades aleatórias até achar que tem a textura que pretendo. Para a calda leve um tacho ao lume brando e junte todos os ingredientes. Mexa sempre, até obter um preparado homogéneo. 
Retire do lume e verta a calda no bolo, cobrindo-o por completo. Depois de arrefecida a calda estará pronto a servir.




Como fiz este bolo novamente este Natal, ele aparece aqui decorado com folhas de azevinho :) e infelizmente não está fatiado para poderem ver por dentro. Contudo é de um amarelo alaranjado muito convidativo.


Na foto abaixo, mais antiga, poderão ver o mesmo bolo mas com a calda mais firme e não tão líquida, mas igualmente muito bom. É uma questão de gosto e fica ao critério de cada um colocar calda no bolo, e fazê-la mais ou menos líquida.



Bom apetite ;)

Comentários

Mensagens populares