RECEITA Tarte de Ananás

A receita de hoje é de um bolo guloso, húmido e que desaparece num ápice de tão saboroso que é :) É uma receita da minha mãe e ela sempre fez esta tarte, a preferida do meu pai. Passou de geração e agora faço-a com alguma frequência para matar saudades e ganhar mais umas graminhas :P

Ingredientes:
1/2 Chávena de margarina (100gr)
1 Chávena de açúcar
Rodelas de ananás em calda
Cerejas cristalizadas e coríntios (opcional)

1 Chávena de açúcar
1 Chávena de farinha
3 Ovos
5 c. (sopa) de sumo de ananás
1 c. (café) de fermento

Confecção:
Primeiramente fazemos a calda. Derreta a margarina dentro da forma e em lume brando. De seguida espalhe a chávena de açúcar no fundo o mais uniforme que conseguir. Depois de este absorver a margarina derretida, disponha as rodelas de ananás por cima, no fundo da forma e, se for do seu gosto, dentro de cada rodela coloca uma cereja e nas extremidades os coríntios. É certo que estes elementos são também decorativos, mas como nesse dia não tinha nenhum dos dois, apenas coloquei o ananás que é o que realmente comemos :)

Reserve a forma e inicie a confecção da massa do bolo. Bata as gemas com o açúcar, até obter um preparado esbranquiçado. Adicione as cinco colheres de sumo do ananás em calda. Junte a farinha e o fermento e bata a massa até ficar homogénea. Por fim envolva as claras batidas em castelo.
Verta este preparado directamente para a forma que reservou, que não necessita de ser untada, e leve ao forno moderado por aproximadamente 1h. Faça o teste do palito para ter a certeza de que o bolo está cozido.

E aqui está a tarte de ananás, linda e saborosa :) Quando a desenformamos, a calda que estava no fundo da forma, derreteu e caramelizou, e embebe a massa de bolo que agora fica por baixo, tornando a tarte bem húmida e ainda mais doce, sem no entanto ser enjoativa.




Bom apetite :)

Comentários

Mensagens populares