RECEITA Bolo de curgete e chocolate

Trago-vos mais uma receita hoje, e desta vez será surpreendente para muitos. Este bolo que fiz, e cuja receita vi aqui, leva curgete. Agora vocês pensam... bolo com legumes?! Com certeza que já provaram bolo de cenoura e gostaram, e aliás nem notaram que levava legumes na certa. O mesmo se passa com o bolo de hoje, leva curgete mas não sabe nada a curgete. O legume aqui terá mais a função de dar humidade e leveza ao bolo, do que propriamente a função de lhe dar o sabor do legume. Eu fiquei muito surpreendida com o resultado e creio que vocês também ficarão.

Vamos passar então à receita :)

Ingredientes:
300g de Farinha
400g de Açúcar
75g de Cacau em pó (usei chocolate em pó)
2 c. (chá) de Bicarbonato de Sódio
1 c. (chá) de Fermento
1 pitada de Sal
1 c. (chá) de Canela
4 Ovos grandes (eu só tinha classe M e usei então 5 ovos)
350ml de Óleo
400g de curgete

Assim à primeira vista parecem muitos ingredientes... mas não se assustem de serão praticamente colocados todos juntos para bater de um só vez.

Confecção:
Comece por pré-aquecer o forno a 175º. Descasque a curgete, corte em pedaços e reduza-a a puré, como vê nas fotos abaixo. Reserve este preparado por agora.


Numa taça junte todos os outros ingredientes, primeiros os secos e depois o óleo e os ovos. Misture tudo com a batedeira até obter um creme espesso e uniforme. Quando a massa começa a fazer bolhas de ar é porque se encontra bem batida.


Adicione agora o puré de curgete que anteriormente reservou e misture até obter um preparado homogéneo.


Depois de bem batida a massa do bolo unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de chaminé média. O bolo crescerá bastante.


Verta a massa para a forma e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 50mn. 


Faça o teste do palito para confirmar que o bolo está cozido e só depois retire-o do forno e desenforme.


Use uma rede de metal para desenformar o bolo e deixe-o arrefecer. Só depois passe-o para o prato de servir. Poderá também claro desenformar o bolo directamente no prato de servir, fica ao seu critério.




O bolo fica grande, muito fofo e húmido. O aroma que espalha pela casa é delicioso.


Vai uma fatia?! ;)


Comentários

Mensagens populares