RECEITA Tarte de Maçã

Parece que o separador de culinária deste blog renasceu mesmo das cinzas e por isso mesmo hoje trago-vos mais uma receita. Bem simples e saborosa, perfeita para acompanhar um chá ou um café, logo após uma refeição principal, ou mesmo num lanche. Só aviso já é que vai desaparecer num piscar de olhos :)

Vamos então aos ingredientes que precisarão para elaborar esta receita deliciosa.

Ingredientes:
8 c. (sopa) de Açúcar
8 c. (sopa) de Farinha
2 ovos
1 c. (chá) de Fermento
Maçãs q.b. 

Confecção:
Comece por descascar, retirar o caroço e cortar as maçãs em quartos (para esta receita usei duas maçãs médias tipo Fuji).


De seguida bata muito bem os dois ovos com o açúcar. Dispensei a batedeira e usei apenas uma colher de pau e bati a mistura energicamente. Depois de obter um preparado homogéneo junte a farinha e posteriormente o fermento. Volte a bater a massa e depois de começar a criar bolhas de ar (dizem que é quando está bem batida e pronta a cozer), verta-a para uma forma de fundo amovível de 20cm, já untada com margarina e polvilhada com farinha.
A massa é bem consistente e espessa pelo que depois de a verterem e enquanto ela assenta e nivela, cortem os quartos das maçãs em meias luas finas. À medida que vão cortando as fatias, poderão de imediato começar a dispô-las na massa em círculo, acompanhando o formato da forma.


Depois de terminar de colocar a maçã, ficará com um aspecto semelhante ao da foto abaixo. Podem dispor as fatias todas no mesmo sentido, ou em sentido inverso aquando da mudança de fileira.


De seguida leve a tarte ao forno pré-aquecido a 220º por aproximadamente 20 a 25 minutos. É uma receita fácil, prática, com ingredientes comuns e muito rápida de se fazer.


Depois de fazer o teste do palito para confirmar que a massa está cozida, retire-a do forno e coloque num prato raso, ainda com a base metálica da forma.


Para finalizar o processo basta terem uma geleia ou compota em casa, para darem brilho e "vida" à tarte. Como não tinha geleia optei por uma compota de pêssego, que apliquei com um pincel de silicone, cuidadosamente pois a massa é muito leve e não queremos que as maçãs se despeguem.


Et voilá :) É esta a apresentação final de uma tarte fantástica, fácil e saborosa. Poderão substituir a maçã por outra fruta a gosto. Eu já experimentei por exemplo fazer com pêra e ficou igualmente deliciosa.


Experimentem mesmo e bom apetite *

Comentários

Mensagens populares