HOW TO... Desmaquilhar

Não é todos os dias que podemos aplicar um ditado popular de forma certeira e inócua. Mas hoje é dia e aplica-se :) Os fins justificam os meios... na hora de desmaquilhar. Não importa se escolhem o caminho mais longo ou o atalho mais rápido, o importante é nunca saltarem este passo tão importante da nossa rotina diária.
Maquilhar leva o seu tempo e por vezes ficamos tão satisfeitos com a nossa conquista que até dá pena "destruir" o que criámos, mas é um ciclo vicioso e sem fim, onde diariamente (ou quase) limpamos a nossa criação para novamente a reinventarmos.

O acto de desmaquilhar é indispensável e não é necessariamente um processo custoso ou moroso. Hoje em dia é quase uma arte com uma panóplia de tintas ao nosso dispor. Existe um sem número de produtos desmaquilhantes e neste post irei apresentar-vos alguns dos que uso.
Os desmaquilhantes mais comuns e do conhecimento de todos são os desmaquilhantes em creme/leitosos e os desmaquilhantes líquidos, bifásicos ou não.


Os leites de limpeza, os desmaquilhantes cremosos, as loções desmaquilhantes... todos fazem parte de um universo onde a palavra de ordem é desmaquilhar ao mesmo tempo que hidratamos a pele. Mesmo que de seguida retiremos a película de hidratação criada pelo desmaquilhante, este é um ponto chave para a nossa pele não se ressentir nem ficar agredida aquando da remoção da maquilhagem.
Se usarem um primer, este processo de desmaquilhar fica ligeiramente mais facilitado, contudo, se dispensarem este pequeno mas importante passo, a limpeza do rosto não tem nem deve ser um sacrilégio. Há então a necessidade de apostarmos num bom desmaquilhante, um produto que remova toda a maquilhagem e impurezas de forma criteriosa e impecável. Claro que por norma algum resquício sobrevive a esta etapa, por isso não é um processo singular e único, existem mais degraus, mas todos fáceis de subir :)

Um bom leite de limpeza não tem de custar muito dinheiro, vejam o exemplo dos que vos mostro nas fotos. O Leite de Limpeza da marca Cien, que se vende no Lidl, e cuja review detalhada poderão encontrar aqui, é um produto que tem uma textura leitosa muito macia e suave para com a pele. Ao mesmo tempo que retiramos a maquilhagem estamos a repor a hidratação perdida. A pele no fim deste primeiro passo fica praticamente limpa, apaziguada e sem a sensação de desconforto ou de repuxar que muitos desmaquilhantes deixam. Mesmo os desmaquilhantes indicados para todos os tipos de pele, deverão conseguir dar à nossa pele o que ela precisa, deverão entender as suas necessidades mesmo não sendo específicos para a nossa condição. É como se fosse um produto universal que se adapta a cada um de nós. Para peles problemáticas, seja a que nível for, com certeza este desmaquilhante não será o mais indicado e deverão procurar algo mais específico, com ingredientes e propriedades distintas que vos ajudem nas carências da pele e tenham em atenção todas as suas particularidades.



O leite de limpeza Idealina (review completa aqui) por sua vez já é um produto com outra componente que o da Cien não tem. É um desmaquilhante anti-idade, já preocupado em não só remover a maquilhagem da pele, mas também conferir-lhe uma protecção contra os sinais de envelhecimento. Tem o factor "tratamento" num produto de limpeza, porque vendo bem a realidade, tudo o que possamos usar contra os radicais livres que nos envelhecem é bem vindo e cada vez mais as marcas apostam nesta mais valia, mesmo nos produtos para peles mais jovens. O segredo está no prevenir e não no remediar.
Gosto muito deste leite de limpeza tal como gostei do da Cien, mas o do Lidl leva vantagem. Parece ser um produto mais leve, mais confortável, ao qual a minha pele não tendo tido qualquer reacção adversa, se adaptou melhor. Talvez o Idealina não fosse ainda para a minha faixa etária, ou simplesmente é um produto mais complexo por ter o factor Anti-Aging.

Ainda na secção de leites e outros desmaquilhantes cremosos, leitosos ou líquidos, e seguindo a linha de especificidade, falo-vos também de produtos específicos para diferentes áreas do rosto. O mais comum é comprarmos um desmaquilhante que se aplique em todo o rosto, sem no entanto sofrermos qualquer adversidade. É normal querermos um óptimo desmaquilhante que tenha em atenção a zona dos olhos e lábios, que respeite a sua sensibilidade e não lhe provoque ardor ou irritação. Todavia o mercado consumista é cada vez mais alargado e detalhado, e por isso mesmo foram surgindo desmaquilhantes com características específicas e para zonas específicas. Concordo absolutamente com esta ideia, porque apesar de a anterior ser bem tentadora, a verdade é que as diferentes áreas do rosto requerem diferentes cuidados. Não só a especificidade da pele exige cuidados distintos pois varia no seu grão e tipo nas diferentes áreas da face, como também o tipo de maquilhagem que usamos na zona condiciona automaticamente o tipo de produto que necessitaremos para a remover.



A Loção Delicada Desmaquilhante de Olhos da Corine de Farme é uma excelente escolha e tem um óptima relação preço/ qualidade (review aqui). É um desmaquilhante cremoso muito delicado e suave para com a pele, e a sua eficácia à prova de água torna o processo de remoção da maquilhagem dos olhos muito fácil e sem qualquer esforço. A técnica de aplicarem um disco de algodão com produto em cada olho e esperarem alguns segundos (10 ou 20 dependendo do tipo de maquilhagem que usaram), é sempre um exercício que vos fará recuperar o tempo perdido. Fará com que a maquilhagem dos olhos "derreta" e se torne muito mais fácil e prática de retirar, sem grandes movimentos ou insistentes passagens.

Outro produto para áreas específicas do rosto é o Cleansing Eyes & Lips da Kiko. Neste desmaquilhante a sua textura não é mais cremosa, mas sim líquida. O seu aspecto bifásico, que conjuga uma porção de água com uma porção de óleo, faz com que a remoção da maquilhagem seja também muito fácil e eficaz. Confesso que este em particular deixa a minha pele um pouco gordurosa e prefiro o da Sephora, mas de momento é o que tenho e é a ele que me agarro para tirar a maquilhagem mais resistente e complexa.
Por norma retiro sempre primeiro a maquilhagem dos olhos e só depois passo para as demais áreas. Com este produto basta usarem uma pequena quantidade para terem bons resultados. Não arde nos olhos e é muito gentil com esta área sensível, tal como o é com os lábios. A questão da pele engordurada... bem depois basta que a lavem com um gel ou espuma de limpeza que a situação volta ao normal e não será mais incomodativa :)

Além deste género de produtos, há uma outra panóplia de alternativas ao nosso dispor. Poderão usá-las como complementares das anteriores ou simplesmente em substituição das mesmas. Eu vario consoante os dias, a disposição, o cansaço, o tempo... um sem número de factores que faz com que tenha a uso uma parafernália de produtos com o mesmo objectivo, o de remover a maquilhagem.


Na foto acima encontram toalhitas, sabonete, manteiga, espuma, água micelar... Existem mesmo muitas alternativas não é verdade?!

As toalhitas desmaquilhantes da Bonté, marca vendida nas lojas Minipreço e Clarel, são um óptimo auxiliar na hora de me desmaquilhar. Elas já fazem parte da minha rotina há bastante tempo e integraram a minha selecção de produtos Best Of 2015. Poderão usá-las de duas formas como eu e ou as usam para desmaquilhar totalmente ou apenas como complemento depois de usarem outro método de remoção de maquilhagem. A dimensão das toalhitas é bem satisfatória e com uma unidade conseguirão remover inteiramente uma maquilhagem simples de dia-a-dia. Para uma maquilhagem com cores mais escuras ou garridas, com produtos à prova de água e/ou de longa duração, com duas toalhitas o resultado será óptimo. 
É a elas que recorro quando o cansaço já é muito grande. Tiram (quase) toda a maquilhagem e dispensam a lavagem da cara com água corrente. Eu por vezes sou atacada por preguicite aguda e no Inverno, o simples acto de passar a cara por água já me incomoda... então recorrendo às toalhitas que me removem a maquilhagem, à agua micelar ou tónico que tiram os resquícios mais teimosos e ao hidratante, dispenso o uso de água no processo de me desmaquilhar.
Indicadas para peles sensíveis e não contendo álcool, elas são as minhas toalhitas desmaquilhantes preferidas de sempre. E mesmo que não use maquilhagem, só o facto de usar uma toalhita no rosto já sinto que a pele fica suave, fresca e limpa de quaisquer impurezas ou células mortas, pronta para receber o produto que vier a seguir. 
Para variar um pouco e conhecer outras marcas também muito bem faladas, comprei recentemente as toalhitas da Iseree, indicadas para peles normais e mistas, vendidas no Lidl.

Para dias de paciência e com tempo para me mimar, recorro a produtos desmaquilhantes que implicam que passe o rosto por água para os remover posteriormente :) É o caso por exemplo do sabonete e da manteiga desmaquilhante.

O sabonete desmaquilhante, também comprado no site espanhol da Primor e cuja review completa poderão ver ou rever aqui, é óptimo a remover a maquilhagem. De início fiquei algo céptica quanto à sua eficácia, mas rapidamente as dúvidas se dissiparam. É um produto económico, de uso facilitado e eficácia comprovada. Este produto em barra é muito fácil de transportar para onde quer que viajemos, basta para tal termos uma caixa ou mesmo saboneteira à disposição, para evitar que se danifique ou apanhe bactérias.
Poderão usá-lo directamente no rosto, ou conforme me sugeriu uma leitora, para ser mais higiénico, ensaboar primeiramente as mãos e só depois aplicar no rosto. Uma única passagem tira a maior parte da maquilhagem, mesmo a dos olhos e à prova de água, mas duas passagens será o ideal para terem a certeza de que ficarão com a pele limpa. O rosto deverá ser depois enxaguado com água corrente e abundante para retirar todo o produto e não arder nos olhos. Tenham em atenção esta zona sensível e removam bem a espuma antes de darem por terminada a tarefa.



A Manteiga Desmaquilhante da The Body Shop foi uma oferta espectacular que me fizeram e poderão ler uma review mais completa aqui. É um produto um pouco mais dispendioso dos que já vos mostrei até agora, mas vale cada cêntimo e acaba por ser económico porque uma pequena porção limpa todo o rosto. Eu costumo retirar com os dedos um pouco de produto da embalagem, massajo-o para aquecer e depois aplico no rosto em movimentos circulares e por cima de toda a maquilhagem, mesmo a dos olhos. Mais uma vez é um produto suave, que derrete e se transforma em óleo quando aquecido e em contacto com a pele, e que não agride as áreas mais sensíveis do nosso rosto. Para o removerem basta que enxaguem a face com água abundante, ou então usem uma toalha turca húmida para o efeito. Desde que comprei o set de três mini toalhas de rosto na Primark que retiro a manteiga desmaquilhante e a maquilhagem derretida do rosto desta forma. 
A sua eficácia é excelente e o cuidado pós-desmaquilhar que tem para com a pele é de ressalvar. A pele fica macia, hidratada e apaziguada devido ao extracto de camomila.
A sua embalagem metálica e fina faz com que seja um produto óptimo para utilizar e transportar, e ainda o protege do meio envolvente. É resistente e mesmo caindo ao chão não corre o risco de se partir, verter ou desperdiçar.

A água micelar é mais um produto óptimo que inventaram... não tão recentemente, mas ainda assim novo para mim nestas andanças. Foi um produto inovador que conquistou muitos adeptos, e que se tem desenvolvido em grande escala, não só a nível da variedade de marcas que apostam neste tipo de produto, como também na evolução das suas características, propriedades e componentes. O facto de ser um produto multi-funcional faz dele um must have para qualquer pessoa, pois ele remove a maquilhagem, limpa a pele e suaviza todo o rosto, e isto num só gesto e sem ser necessário passarmos a pele por água. Ele é ao mesmo tempo um desmaquilhante e um tónico, e tem a grande vantagem de ser tolerado mesmo pelas peles mais sensíveis, pois as micelas que encontramos nas suas propriedades absorvem e eliminam a sujidade e impurezas da pele, sem no entanto agredir a barreira cutânea. Actuam como se fossem um íman e capturam as impurezas, a maquilhagem e o sebo presente na pele.



É um produto eficaz que remove qualquer tipo de maquilhagem, que se preocupa em não agredir a pele e ainda a tonifica e hidrata. 
Apesar de dispensar o uso do tónico, reduzindo assim o número de produtos na nossa rotina diária, se a maquilhagem for mais "pesada" convém que utilizem primeiramente um desmaquilhante tradicional para que não corram o risco de gastar quase meia embalagem de água micelar (é um exagero eu sei), até que se sintam satisfeitos com a limpeza e remoção total de maquilhagem. A água micelar remove a maquilhagem e limpa a pele, mas também tem os seus limites a meu ver.
É igualmente um óptimo produto para limpar a pele ao acordar e remover todas as impurezas que produzimos durante o sono. A pele fica limpa, fresca e "acordada", pronta para de seguida receber o hidratante e quem sabe a maquilhagem do dia.

Na minha opinião o processo de retirar a maquilhagem não fica a 100%, sem usarmos posteriormente ao desmaquilhante (qualquer um dos que vos apresentei acima) um gel ou espuma de limpeza. É um pequeno passo que garante a eliminação da oleosidade ou gordura produzidas e deixadas pelos produtos anteriores, e também garante que a remoção da maquilhagem foi feita ao mais ínfimo pormenor, que toda e qualquer partícula, todo e qualquer vestígio de produtos de beleza foram removidos e a pele se apresenta limpa e pronta para seguir o ritual de beleza e tratamento. 



A espuma de limpeza é um produto que ultimamente está muito na moda e eu, como não quis ficar na década passada, resolvi aderir e tirar as minhas conclusões. Tenho a Tea Tree Foaming Face Wash que comprei na Primor, por um preço bem simpático, e é a que já usei e vos posso falar. A da Kiko está de momento em lista de espera para ser usada, depois de esta terminar.
A espuma de limpeza é um produto muito gentil e delicado que limpa e purifica a pele de forma profunda mas não agressiva. É uma nova técnica de limpeza que me agrada bastante pela sua dicotomia entre a leveza da textura do produto e a sua eficácia e limpeza a fundo. Hoje em dia já várias marcas têm este tipo de produto e é só testarem alguns e decidirem qual o que melhor se adapta às vossas necessidades.

Além da espuma poderão recorrer aos géis de limpeza, com ou sem acção exfoliante. O da Essence por exemplo é o típico gel de limpeza, fresco e ligeiramente líquido que nos ajuda a limpar a pele logo pela manhã, ou neste caso mais específico após nos desmaquilharmos, para garantir que ficamos com a pele totalmente limpa e isenta de resíduos. É um produto satisfatório mas nada de transcendente a meu ver.
O gel de limpeza da Oriflame que uso já tem a componente de exfoliação presente. Os seus grãos finos permitem que o usemos diariamente sem sentir que a pele fica agredida. No caso de terem a pele mais sensível não aconselho o seu uso diário. Optem por um gel comum e usem este duas ou três vezes por semana, apenas para fazer uma limpeza mais profunda e para eliminar as células mortas que se vão acumulando. 


É este o derradeiro passo na minha rotina de desmaquilhar. Há produtos desmaquilhantes que uso apenas uma vez e sinto logo que 90% da maquilhagem foi eliminada, há outros em que tenho de insistir numa segunda passagem antes de usar o gel ou espuma de limpeza. Ultrapassados estes degraus, basta que apliquem um tónico (se não usarem por exemplo a água micelar) e um bom hidratante para chegarem ao topo das escadas com uma pele limpa e cuidada.

Comentários

  1. costumo desmaquilhar com o desmaquilhante da Artistry e depois passar com tónico e por fim com o creme hidratante :) Já estou há algum tempo para experimentar a água micelar da garnier :)

    GIVEAWAY no blog, participa: http://ayellowrain.blogspot.pt/2016/05/giveaway-colar-hand-made-and-flash.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A água micelar da Garnier é muito boa e encontra-se muitas vezes em promoção :) Vale a pena pelo preço, pela qualidade e também pelo facto de ser um produto multifunções ;)

      Eliminar
    2. Já fui participar no giveaway que indicaste, obrigada. Parabéns pelo blog, estou agora a conhecê-lo e é muito interessante :)

      Eliminar
    3. Muito bom post, super completo, bem explicado e com muitas ideias para opções :) Parabéns ***

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares